Tuesday, September 15, 2009

"and they call it Democracy"


Uma das vantagens de ter um fraquíssimo sistema de transportes público é que, de vez em quando, lá se tem de se recorrer aos táxis que dá nor
malmente oportunidade de conhecer irlandeses bem interessantes.

Claro que os primeiros 30 segundos são de interrogatório total, com os "de onde és?", "há quanto tempo estás cá?", "onde trabalhas?", blablabla é curioso notar que as defesas baixam assim que digo que sou Portuguesa. Curioso também que os Irlandeses com os quais tive conversas mais interessantes foram aqueles que não disseram: "Portugal? Óptimo para o Golf.". O que eu detesto esta frase!

O desta viagem começou por dizer que conheceu Portugal nos tempos em que para ir de Lisboa para o Argarve tinha de se ir por Badajoz: tinha sido camionista. Falou com entusiasmo das pessoas que conheceu, o que viu e o que sentiu. Que a Irlanda tinha as piores estradas da Europa. "Pois, mas investiu em Educação", referi eu, "Pelo menos sempre deram uso ao dinheiro a UE". "Não sejas ingénua. Cursos feito a pacote? Em troca do quê? Diminuição das pescas, produção de leite, agricultura. A Irlanda não produz nada! Daí que seja um dos países que mais esteja a sentir a crise. Anda a toque de caixa de meia-dúzia de multinacionais americanas. Depois há dinheiro somente para bancos. No outro dia fui levantar o meu ordenado... fui ao banco levantar o cheque. A rapariga disse-me «é muito perigoso andar com esse montante de dinheiro na rua. Porque não o deposita» E eu respondi-lhe «mais perigoso é deixá-lo na mão dos bancos. E dinheiro meu, já aí têm muito, dinheiro dos meus impostos que o 1º Ministro resolveu dá-lo. Não, levo-o comigo». Ela não tem culpa... coitada nem percebeu o que lhe quis dizer".

E o senhor lá continuou: "Por isso é que dia 2 vou lá votar "NÃO". Eles são estúpidos e não perceberam à primeira, pois vou lá outra vez votar não por todos os povos da Europa que não tiveram possibilidade de votar ou por aqueles como a França e a Holanda que votaram "não" e eles não quiseram saber. Tenho 70 anos e quero morrer com a Irlanda independente."

E eu disse: "Mas sabe que os poderosos já decidiram e terão referendos até o "Sim" ganhar?"

e o senhor teve a belíssima frase "and they call it a democracy?"

0 comments:

Blogger Templates by OurBlogTemplates.com 2007