Tuesday, September 15, 2009

Conversa com taxista (parte 2) :-)

Isto parece que a menina anda sempre de táxi, mas não! Só quando as idas e vindas do aeroporto são feitas a horas indecentes e/ou à pressa.

Então, desta vez, apanhei um que me perguntou de onde era, em Portugal. E eu lá lhe respondi. Quando ele me disse: "Cidade magnífica, Lisboa! Também gosto do Porto. Estive em Portugal 3 vezes. Uma em Lisboa, no estádio do Benfica outra vez fui ao Porto outra vez estive no Algarve mas o jogo era também em Lisboa. Estive em Alvor... Sítio tão bonito. Ruas estreitas, cheias de flores e as pessoas cumprimentam-se nas ruas".

Eu perguntei: "Então é adepto de que clube"? "Liverpool", respondeu ele.
"Ah, então presumo que esta noite esteja a apoiar o Porto"
"Claro! E já tenho bilhetes para Florença, Lyon e Budapeste".
"Então e quando esteve no estádio do Benfica, foi no novo ou no velho". "No novo, estádio magnífico. Ainda toquei na Águia. E Lisboa é uma grande cidade. Também gostei muito do Porto. Faz lembrar Praga. E a comida... Jesus, uma maravilha. Eu sou originário de Liverpool, mas vivo na Irlanda há 33 anos. Como sou taxista não posso parar no fim-de-semana, por isso aproveito as viagens a meio da semana, mais baratas e sempre sigo a minha equipa. A viagem para Budapeste e a de Lyon custaram 50 euros ida e volta. Uma noite em B&B na Irlanda, não fica por menos de 100 EUR, por isso há que aproveitar.

"Então quer dizer, que assistiu a todo o processo de desenvolvimento da Irlanda?"

"Sim, sim... por um lado era bem pobre, por outro, a vida era bem mais descontraída. Agora há muito a pressão de "ter". Vai ser interessante ver os estudantes este ano sem terem o dinheiro que tinham o ano passado. Porque há muito a filosofia do "eu quero porque eu mereço ter dinheiro" muito embora nunca tenham trabalhado para isso."

"Mas é uma sociedade de «novos-ricos». Basta ver o comportamento da malta mais jovem", referi eu, a ajudar à festa.

"Completamente! É o preço a pagar pelo progresso. Têm de aprender. Tal e qual como o racismo. Quando eu cheguei aqui, eles diziam-me que não existia racismo na Irlanda, ao contrário da Inglatera. E eu respondia-lhes que nunca houve racismo porque na altura não havia outra raças na Irlanda, eles so emigravam. Qunado os primeiros imigrantes chegaram eles continuaram a considerar-se não racistas e muito liberais. Óbvio, havia que chegasse para todos. Olha agora os grafittis anti-polacos que encontras em todo o lado... Mas lá está, a próxima geração já vai ser uma mistura e provavelmente essa diferença não vai sentir. É o dito progresso, para que a próxima geração seja melhor, a presente terá de lutar e sofrer as consequências disso. Eu mesmo sou filho de Noroeguês, neto de Irlandesa e nascido em Liverpool, 5 filhos nascidos na Irlanda, o mais velho 24 ensina Inglês na Indonésia, 2 gémeas de 21, uma está a estudar outra está a ensinar num Orfanato na África do Sul, outra com 19 na faculdade, e a minha "bebé" de 17 anos que vai agora para o último ano do secundário e que me disse que quer ir estudar para a Faculdade em Liverpool."

E eu, meia de boca aberta, só disse "wooooow! Quer dizer que estão espalhados um pouco por todo o mundo?"

"Então, o mais velho, cada vez que põe fotografias no Facebook [parênteses, para dizer que este senhor tem 61 anos] está sempre acompanhado por lindas raparigas de olhos castanhos e pele bronzeada, com um mar transparente por trás e um sorriso de orelha a orelha. Está Feliz! Uma das gémeas trabalha aqui 9 meses para depois financiar a ida por 3 meses ou para a África do Sul ou para o Quénia para ensinar num Orfanato - é o que ela gosta de fazer. A mais nova, voltar para Liverpool, até me sai mais barato do que ela estudar na Irlanda. E eu e a esposa temos mais tempo para ver o Liverpool jogar! Menina, chegámos! Faça uma boa viagem"


0 comments:

Blogger Templates by OurBlogTemplates.com 2007