Saturday, September 05, 2009

Bangkok - Grand Palace

Paragem obrigatória em Bangkok: Grand Palace. Eu penso que somente tive a sensação de "ooooooOoooooo" semelhante em Roma.

O Grand Palace é um grupo de edifícios que serviu de morada aos Reis Tailandeses da Dinastia dos Rama quando Bangkok passou a ser a capital, no séc. xvii ou xviii, após a queda de Ayutthaya. A parte exterior é a sede militar e civil; a central a residência do Rei e a interior para as mulheres da família real e para os seus assistentes e outra parte são os Templos Reais. Sinceramente, não sei qual é qual mas é uma construção de se lhe tirar o chapéu.
From ferias asia
Esta é a vista do exterior que sinceramente não faz justiça à sumptuosidade da coisa.

A "torre" dourada é Phra Si Ratana Chedi (chedi, é a estupa e segundo a wikipedia "um tipo de mausoléu, contruído em forma de torre, circundada por uma abóbada e um ou vários chanttras (toldos de lona). Originalmente era um monumento funerário de pedra, semi-esférico, com cúpula, mirante e balaustrada"). Esta, em particular contém relíquias do Buda e é considerado o mais sagrado de todas as estupas da Capela Real.

From ferias asia
No meio de tanta beleza e gradiosidade (que sinceramente, só lá indo) alguns aspectos chamaram-me à atenção:
  • por um lado, parece que qualquer santuário religioso traz tranquilidade: por mais agnóstica que seja, não posso deixar de notar, que qualquer igreja traz calma. Também aqui, por mais abarrotado que estivesse o sítio, parece que se fica zen mais facilmente.
  • por outro, de notar que qualquer religião (ok, o budismo não é religião, mas para aqui não faz diferença) tem os seus preconceitos: também aqui, nada de entrar com os ombros ou as pernas à mostra. E começa o interesseirismo... o turisma é distraído? Ora, que não faz mal pois pode alugar umas calcitas ou um xaile que cubra os ombros.
  • também há o depósito para a esmola... ah pois é! isto pode-se rezar muito e falar com Deus/Buda mas não há duvúda que a boa da moeda ajuda sempre à mensagem a chegar lá acima.
  • a estupidez dos ocidentais: passam férias na Tailândia e vêm de lá "budistas" porque é "amazing"... haja paciência!
E, no meio disto tudo, se Moisés não vai à montanha... a réplica de Angkor Wat. Como é óbvio, não substitui a original mas, por agora terá de dar para os gastos.

From ferias asia
Por fim, algo que a mim me fascinou: os murais de Ramayana. Algo incrível e que me fez pensar o quão ignorantes nós somos (ou eu sou :-) em relação à arte Asiática.

Aprendemos, na escola (e falo por mim, com História até ao 12º ano) a grandiosodade de Leonardo Da Vinci, ou de Raphael, no entanto, não fazemos a mínima ideia do que se passou do outro lado do Mundo.
Aliás, a Ásia entra nas nossas contas para falar da Rota das Sedas ou das Especiarias. Para além disso, damos 30 vezes a 2ª Grande Guerra e outras tantas vezes o Feudalismo.



From ferias asia
Falta salientar, todas as personagens engraçadas (e tão diferentes da Europeia) que se encontram espalhadas, um pouco por todo o lado. Desde os guardas que protegem o palácio, aos Kinnon, criatura mitológica, metade homem, metade ave.


0 comments:

Blogger Templates by OurBlogTemplates.com 2007