Saturday, November 10, 2007

Museumnacht

A noite em que Amesterdão abre as portas de museus e de instituições pela noite fora. Organizam-se actividades, exposições, muita arte, design, música e muita diversão.

As meninas resolveram começar pela exposição Barcelona1900 (uma desilusão até porque o panfleto referia tapas e as inocentes esqueceram-se que eram tapas à la holandesa) organizada no Van Gogh. Enfim, para esquecer. Pela publicidade que foi feita esperava algo que fizesse mostrasse um pouquinho do charme da cidade do Sô Gaudi. Mas qual quê? Quem não conhece a cidade convenhamos que não se decidirá a visitá-la por causa da exposição.

Enfim, desiludidas lá decidimos que o melhor seria ir até ao De Oude Kerk, já que nos disseram que no ano anterior estava cheio de ritmos étnicos e workshops de dança. Resolvemos experimentar.

Pelo caminho parámos no Theatermuseum e aí fizemos a nossa noite. Worshops de todo o tipo de dança, gente bem disposta, muita animação. Como estávamos numa da palhaçada pusemo-nos a encarnar personagens. Aqui a menina ficou com a parte da gueisha. Trabalhando numa empresa Japonesa, não há nada como precaver o futuro ;-). (Brincadeirinha...). A fotografia revela uma parte da caracterização.

Muito, muito divertido. Como disse a brasuca: as pessoas é que fazem o lugar maió mole antes de chegarmos. Nota: começar a pensar que o Potuguês é falado um pouco por todo o mundo. Porquê? Quando estava a ser "pintada" um senhor entrou e tirou fotos. Fizemos alguns comentários em português e por mera casualidade nada de muito mauzinho. Até que o senhor abriu a boca e perguntou "você é profissional?", na língua de Camões. Até gelámos... Se tivesse ficado calado mais 5 minutos provavelmente teria ouvido algum comentário pouco simpático à sua pessoa.

O reultado final ficou bem engraçado, mas porque isto das palhaçadas também tem limites não ficarão online.

De caminho para o De Oude Kerk ainda parámos numa igrejinha com grandes marcos da Holanda. Fiquei a saber que os Beatles passaram por cá. Engraçado ver as holandesas em histeria. É algo que não se espera de um povo nórdico.

Oude Kerk, uma desilusão. Seguimos para a exposição do Andy Warhol no Stedelijk Museum e é simplesmente incrível. Grande exposição. Garantidamente que vou passar por lá para ver com mais calma e menos gente.

Concluindo, no próximo ano vou sem planos, já que os sítios onde nos divertimos foram aqueles que encontrámos por acaso.

É uma iniciativa interessante de se fazer em Portugal.

0 comments:

Blogger Templates by OurBlogTemplates.com 2007