Friday, October 26, 2007

Bom senso, precisa-se!

"O Benfica SAD anunciou uma estratégia de sustentabililidade sócio-ambiental, inicada pela neutralização das suas emissões de CO2. “Queremos contribuir para a redução dos efeitos das alterações climáticas e sensibilizar outras entidades a seguir o seu exemplo”, explicou o clube [gostava de perceber como é que um clube explica, mas tudo bem.] Desde o jogo de ontem que a equipa principal do Benfica passa a utilizar nas suas camisolas e restante imagem corporativa o símbolo “Carbono Social”. Esta iniciativa evoluirá para um “modelo de sustentabilidade sócio-ambiental auto-financiado”.

Poderia, de forma extremamente fácil fazer piada sobre tal, até porque, a notícia é tão ridícula passar para o campo do humor era quase dado. Mas vou-me esquivar até porque é demasiado importante para tal. Porquê?

Na altura dos Jogos Olímpicos de Sidney,o actual Primeiro Ministro (e não faço piada em relação ao título), na altura Ministro do Ambiente, deslocou-se até à Ilha para ver se a aplicação de energy saving que foi utilizada no Estádio Olímpico poderia adaptado Portugal, em 2004. Embora não tivesse sido noticiado (vá-se lá saber porquê mas deduzo que o controlo socrático sobre a comunicação social ainda não estivesse a 100%) concluiu-se que o novo Estádio do Benfica, na altura ainda em pré-planeamento (fase que durou até aproximadamente 6 meses antes do início da competição) poderia ser auto-sustentado apenas com a colocação de painéis solares na. Estudo feito, muito bem, é aplicável, pouparia uns bons milhões a longo prazo faz-se publicidade, emitem-se comunicados... entretanto, porque o investimento inicial ultrapassaria o orçamento e porque as obras estavam atrasadas nada disto foi feito.

7 anos depois têm a lata de lançar uma notícia destas.

O respeito pelo ambiente não se ganha com campanhas esporádicas e conjunturais mas sim com mudanças de comportamentos, atitudes e estruturas.

Mas tal como na nossa Economia continuamos a considerar (e a investir) que são os grandes projectos conjunturais que vão ter repercussões a longo prazo a nível da estrutura pensamos também continuamos, principalmente a pensar no parecer. Por mais séculos que passem.

Quer dizer, a bem dizer o Al Gore ganhou o Nobel da Paz...

0 comments:

Blogger Templates by OurBlogTemplates.com 2007