Thursday, November 23, 2006

Babel

Fomos vê-lo. Pormenor: parcialmente em japonês, árabe e castelhano… Com legendas em holandês.
Parte mais interessante: chegámos à conclusão que percebemos a história mesmo sem compreendermos o texto (quer dizer, a parte em castelhano, lá estava dizer “javi,qual é a piada?”), porque é um filme tão envolvente que quase não precisa de texto.
Cate Blanchett, arrasadora. Brad Pitt o bananão de sempre (eu sei que sou preconceituosa em relação ao senhor-que-adopta-osfilhos-da-mulher-e-que-recentemente-adquiriu-consciência-social-mas-que-contratou-o-beckham-para-treinador-pessoal-do-puto,mas acho mesmo que o senhor não nasceu para a representação… sem ser no Fight Club –GRANDE GRANDE FILME – e talvez no Snitch), Gael Garcia Bernal (o homem mais como diz a espanhola buenorro (eu ensinei-a a dizer matraquilhos (a confusão que lhe faz os “lh”)) daminha geração) num papel pequeno, sem grande brilho.
Gostei muito da fotografia e de alguns planos e da banda sonora (começo a ser conhecida por dizer muitas vezes “and the soundtrack?”), do senhor que fez a banda sonora do motorcycle diaries.
Depois lá tivemos uma discussão sobre o cinema porque o anormal do espanhol (anormal no bom sentido) considera que depois de Bergman não há filmes de Amor em condições… Fuzilei-o logo com o olhar…. “The Eternal Sunshine of The Spotless Mind” (by the way, vamos ver o novo dele na próxima semana…. Escolha da Menina; coincidendemente com Gael Garcia Bernal, Science of Sleep e que tenho expectativas muito, muito elevadas se for como o outro… completamente avassalador); A Vida é Bela; o Carteiro de Pablo Neruda; When Harry Met Sally (“I love that you get cold when it's 71 degrees out. I love that it takes you an hour and a half to order a sandwich. I lovethat you get a little crinkle above your nose when you're looking at me like I'mnuts. (...) And it's not because I'm lonely, and it's not because it's NewYear's Eve. I came here tonight because when you realize you want to spend the restof your life with somebody, you want the rest of your life to start as soon aspossible.”); Love Actually (a cena do “to me you are perfect”), Nuovo Cinema Paradiso (que por acaso vamos vê-lo num cinema em Dez :-), Amélie (ohhhh), BeforeSunrise/Sunset?
Resposta do anormal (no bom sentido): fantochadas! E esse último que referiste é uma banhada”. (ele utilizou mesmo a palavra crap).Pronto!Lá tive de lhe referir que eu quase, quase, quase tinha ultrapassado a cena dos Filipes, mas agora é que tinha concluído que a Padeira é que tinha razão! E que compreendia o 1º de Dezembro! Claro que ele ficou com cara de parvo a olhar para mim e ainda tentei explicar-lhe, mas ele nunca a vida tinha ouvido falar de tal história (há que manter o Ego preenchido). Fico com a sensação que a História é um bocadinho como os números das greves em Portugal… Ainda lhe disse “Acabaram-se as sessões de cinema!” (não assisto a filmes coma lguém que chama ‘crap’ ao Before Sunset).
Entretanto o miúdo tinha trazido aqui à menina um extra (21 grams) e pronto, lá vai a minha noção de ética… facilmente comprada!
(by the way, emprestou-me o Underground e enviou-me um link para percebê-lo melhor,sobre a conjuntura da Sarajevo e a desmontagem dos símbolos do Kusturika. Meninos da Graça, se quiserem http://www.dhennin.com/kusturica/v2/_cles_pour_underground_en.html )

0 comments:

Blogger Templates by OurBlogTemplates.com 2007