Monday, October 23, 2006

Descobertas Sobre Portugal…

O menino Argentino perguntou-me se 500 euros líquidos era um bom salário para um operário da indústria têxtil em Portugal.

Fiz as contas de cabeça: “bem quase cerca de 40% acima do salário mínimo, mas não é um BOM ordenado”, respondi-lhe.

Ele falou-me que tinha lido numa revista que uma fábrica de calçado em Portugal tinha produtos com preços muito acima do mercado, visto utilizar materiais recicláveis e reciclados, era ambientalmente sustentável e, para além disso, os salários eram bastante elevados – face à realidade envolvente – e algumas regalias raras no país.

Fiquei triste por não conhecer o projecto e por andar assim tão distraída. Enviou-me o link e fica aqui para os mais curiosos… Black Spot Shoes

(obrigado pelo conselho pm!! De certeza que vou segui-lo. No entanto, penso que não nos devemos sujeitar a um Consulado que não funciona, pois afinal ainda temos Direitos! Por mim, e porque já tinha viagem marcada para Portugal, vou lá fazer o Passaporte e aproveito para apresentar queixa. Pode não resultar em nada, mas pelo menos conta para as Estatísticas. Se te quiseres juntar, já somos... 3).

1 comments:

Anonymous said...

Oi!
Resolvi nao apresentar queixa do Consulado ja faz um tempo, pois o problema em si é a Lei, que nao tem vindo a progredir nomeadamente em relacao aos cidadaos portugueses que vivem fora.
Como portugueses que somos temos direitos, plenamente de acordo, mas creio que na maior parte das vezes nos esquecemos que tambem temos deveres, ou nao? Realmente, sempre que nos deslocamos para viver num país estrangeiro, deviamos fazer logo a inscricao consular, e nao sao assim tantos os que fazem, logo à partida perdemos algum credito... enfim, a minha opcao pessoal de nao recorrer ao consulado é, tal como disse, exclusivamente minha, opto por planificar a minha vida de forma a que quando precise de alguma coisa de Portugal, ocorra num momento em que tenha uma viagem planeada ao país. No fundo, e vais verificar isso com o tempo que passares vivendo fora, precisamos de muito pouco do Estado portugues, documentacao e pouco mais (e essa tem prazos de validade de 4 a 5 anos)...
Mas de qualquer forma, aquando da viagem a Portugal, boa sorte com a apresentacao da queixa, nao te aborreças muito com a questao; aproveita antes o calor humano das pessoas, a boa comida e o sempre melhor clima portugues!
Pedro

Blogger Templates by OurBlogTemplates.com 2007