Friday, October 06, 2006

“Bossa Nova é capaz de ser a melhor invenção de sempre!”

Os olhos do menino brilhavam ao dizer esta frase! Ups, já tem a minha atenção…

A frase foi proferida pela pessoa responsável pela Formação (é que aqui formação É MESMO FORMAÇÃO) aqui da Menina. Argentino, criado em Miami que, desiludido com o curso de Economia, não pela temática propriamente dita, mas pela forma como é ensinada (alguma semelhança é pura coincidência) rumou à Laranjita.

Como é óbvio, a conversa estava lançada: globalização, sustentabilidade ambiental, pobreza, ONU, o palhaço do Bush e toda a comunidade internacional que o apoia ou consente (que acaba por ser o mesmo).

Falou-me de algo que desconhecia: um arquitecto e um químico, Bill McDonough e Michael Braungart, respectivamente, resolveram juntar a máxima económica com a ambientalista. Como? Afirmando que o problema das sociedades modernas é que o crescimento não segue as leis da Natureza. Ou seja, que é possível que o crescimento seja bom, seja qual for a sua vertente: uma fábrica que produz materiais têxteis mas que também purifica a água e fabrica oxigénio. Por isso, para eles, a discussão não é entre crescimento e não crescimento. A discussão é sobre o que deve crescer: como refere Michael Braungart, com cada caso de leucemia criamos algo em torno de nove empregos. Assustador se pensamos que é este o nosso programa de criação de empregos. O objectivo não é regulamentações governamentais mais rigorosas. Acreditam que desde carros até centros urbanos, podem ser projectados de forma a nunca poluir. “Não desejamos minimizar os resíduos; queremos eliminar todo o conceito de resíduo.”

Demasiado utópicos? Ficam alguns exemplos, reais:

· Plano de transformação da fábrica de River Rouge da Ford Motor - a nova fábrica de montagem da Ford terá um tecto "vivo" de cerca de 135.000 metros quadrados. É constituído por finas camadas de materiais absorventes, nutrientes e plantas que absorverá a água da chuva, capturará partículas suspensas no ar e isolará a fábrica. Assim, em vez da água da chuva atingir uma superfície dura, atinge algo macio, é filtrada, purificada e leva três dias para que escorra novamente para o Rio Rouge. Actualmente, demora menos de dez minutos carregada de substâncias químicas e compostos tóxicos. As plantas também produzem oxigénio, absorvem as emissões de dióxido de carbono e absorvem partículas para melhorar o ar. Desta forma, as plantas limpam o ar. [Se um edifício pode actuar como uma árvore quais as repercussões se pensarmos numa cidade – qualidade do ar, temperatura,…,]. Os estacionamentos são construídos com pedras de tamanho muito similar que se parecem com uma esponja, mas são perfeitamente flexíveis e muito duráveis. Assim, o estacionamento absorve a água (como um reservatório gigante) e coloca-a num pântano construído que rodeará o complexo industrial, purificando-se ao longo do caminho. Racionalidade Económica: menos custos energéticos, resíduos e potenciais custos de cumprimento ambiental. O tecto habitat custará cerca de US$ 13 milhões. No entanto, fará com que a Ford poupe até US$ 48 milhões na construção de canos subterrâneos e instalações de tratamento de produtos químicos para atender aos padrões estabelecidos pela Agência de Protecção Ambiental (EPA) dos Estados Unidos.

· A Nike implantou um programa chamado “Reutilize-um-Sapato”, numa reciclagem “descendente” de ténis usados. A borracha da sola e a espumada meia-sola dos ténis usados são convertidas em material de revestimento de pistas de corrida e outras instalações atléticas e playgrounds. O tecido da parte superior transforma-se em estofamento para carpetes.

O livro chama-se “Cradle to cradle” e como devem imaginar não vai ser impresso… Parece que é feito de um material plástico que poderá ser utilizado noutro livro.


Quanto à Bossa Nova, é mais um apaixonado pela temática. Claro que, como qualquer pessoa de bom gosto, ficou com uma pontinha de inveja no olhar quando disse que ia ver Chico Buarque ao vivo (ah pois é... é só para alguns!). De Chico, a Caetano, João Gilberto, Milton, passando pela inesquecível Elis e a filha (que ele não conhecia, mas fiz questão de a apresentar), Jobim, Vinícius, Toquinho, Seu Jorge, Astrud Gilberto, Adriana, Marisa Monte (que também não conhecia),…, enfim… grande tarde de Formação… Entretanto Argentina, sinónimo de Astor Piazzolla: a bem dizer, aqui a menina vai ter a discografia do Mestre em mp3… (eu sabia que havia um motivo para me ter mudado para a Holanda…).

Falou-me de um cd da Rita Lee de covers dos Beatles que desconhecia. Quando vi o dvd (o menino tem uma colecção de babar…), engracei com esta música. Eu sei que a letra é um pouquinho pirosa, mas fica uma informação para os interessados: videoclip é com o grande Reynaldo Gianecchini

Pra Você Eu Digo Sim

Rita Lee

Se eu me apaixonar, vê se não vai debochar da minha confusão
Uma vez me apaixonei e não foi o que pensei estou só desde então...
Se eu me entregar total, meu medo é você pensar que eu sou superficial
Se eu não fizer amor assim sem mais
Se você brigar e for correndo atrás de alguém
Não vou suportar a dor de ver
que eu perdi mais uma vez meu amor ... uuhh...
Mas se eu sentir que nós estamos juntos
longe ou a sós no mundo e além
Pode crer que tudo bem, o amor só precisa de nós dois mais ninguém... uuhh...
Se você quiser ser meu namoradinho
E me der o seu carinho sem ter fim
Pra você eu digo, sim!!

If I Fell In Love

The Beatles

If I fell in love with you
would you promise to be true
And help me understand
'Cause I've been in love before
And I've found that love is more
That just holding hands

If I gave my heart to you
I must be sure from the very start
that you would love me more than her

If I trust in you, oh please
don't run and hide,
if I love you too, oh please
don't hurt my pride like her

'Cause I couldn't stand the pain
And I would be sad
If our new love was in vain

So I hope you see that I
would love to love you
And that she will cry
when she learns we are two

'Cause I couldn't stand the pain
And I would be sad
If our new love was in vain

So I hope you see that I
would love to love you
And that she will cry
when she learns we are two
If I fell in love with you


1 comments:

Anonymous said...

À procura de quem venda o livro "Cradle to Cradle" vim parar aqui. Obrigado pela paciência de escreveres sobre ele e sobre os exemplos da Ford e da Nike. Há dias a SIC Notícias, passou uma reportagem sobre isto. Como o teu blog pareceu um pouco deserto de comentários decidi deixar-te este. Também porque gosto de Amesterdão e das músicas que tu ouves. e claro at christmas you tell the truth. Até sempre.

Blogger Templates by OurBlogTemplates.com 2007