Wednesday, February 11, 2009

to do or not to do...

O dia do apppraisal ou performance review ou... chamem-lhe o que quiserem chegou e eu andava cá com a dúvida se haveria ou não de mostrar a minha desilusão perante a decisão da empresa de despedir 2500 pessoas.

Depois de analisar os prós e os contra achei que deveria fazê-lo. Afinal, de que me adianta continuar revoltada com a situação se não o mostro ao nível superior da hierarquia? Saberia também que seria a única a fazê-lo já que sou a única a considerar inconcebível que uma empresa que cresce a dois dígitos há seis anos (aliás, nos últimos seis anos, apenas um trimestre é que não cresceu a dois dígitos) resolva despedir 2500 pessoas porque a conjuntura o permite, porque se torna fácil encontrar um culpado: a crise.

E referi também que achei chocante que na semana a seguir a ter sido anunciado o downsizing, um Inglês (e posso dizer mal deles pois o chefe é Irlandês) apareça e faça publibidade aos mais de 14 biliões de turnover e à primeira vez que se atingiu os 4 biliões num trimestre e como o objectivo de ganahr quota de mercado em detrimento da margem de lucro.. Uma empresa que está preocupada com a crise não arrisca assim tanto, não é? Apenas vai ser um ano a praticar preços predatórios para que possamos comprar concorrência a baixo preço... that's it.

Se adianta aguma coisa? Claramente que não. Mas durmo bem com a consciência. Claro que disse também - e que não é mentira nenhuma - que esta é, de longe, a melhor empresa em que alguma vez estive - e tenho mudado frequentemente. Basta que refira que pela primeira vez completei os 6 meses numa empresa sem que esteja à procura de novo emprego.

Conlcusão: 2009 vai ser um ano com muito trabalhinho e projectos interessantes :-) Pelo menos, se continuar com emprego.

Engraçado foi a última pergunta: aonde te vês daqui a 2/3 anos. Resposta: "pois, o meu problema é que gostaria de trabalhar em todos os departamentos à excepção de RH e de vendas mas gostava muito de experimentar Logística, financeiro e marketing - particularmente marketing intelligence". Ao que ele respondeu: "então temos de fazer plano de desenvolvimento embora ache que não vais gostar de Logística cá na empresa. No entanto, na próxima semana apreseto-te ao chefe de departamento".

O que posso pedir mais?

1 comments:

Paquito said...

You can´t change the world Fado: you can, for instance, change the things around you...

Companies has an only goal (only one): make money...

We talk about corporate responsibility and all that shit wanna-be-cool-and-human stuff but, in the end, companies aims to make money...

And no, it´s never enough: that´s the truth...

Being said this: it´s true and you´re right about doing things different...

Question is: while people gets paid via that kind of results (CEOs, CFOs, etc.) believe me, they won´t change their hyper-mega-big bonuses for just keeping people at work (they do not consider that "on behalf of the shareholder")...

Life is curious, fun and sad at the same time...

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