Sunday, December 21, 2008

Natal na empresa em alturas de crise

As notícias da crise começaram a fazer-se sentir internamente quando, no início do 4º trimestre lançou-se o boato (que se ai verificar) de que "seria o primeiro trimestre, em 21 que a empresa não cresce a dois dígitos". Parece ridículo mas foi uma das empresas que sofreu com a crise na área das TI no início do milénio e a gato escaldado... Somos semanalmente informados das iniciativas de corporate para passarmos 2009 sem grandes percalços. Embora as previsões sejam de um 2009 de crescimento entre 0-6%.

Medida número 1: tudo o que seja despesa corrente é para ser cortada: jantar e prenda de Natal cancelado (como o chefe é simpático, tivemos como prenda de Natal um dia extra de férias - presente perfeito); viagens de negócios em que esteja em jogo menos de um milhão de dólares canceladas, troca de meetings de empresa por conference call, video conferências e tudo o que as novas tecnologias podem proporcionar (ah, primeiros meetings a serem cancelado: aqueles de golf chatérrimo entre gestores de topo... Único que não sofreu cortes orçamentais: conferência anual de novas tecnologias onde se encontra tudo o que é engenheiro e cromos de computadores)

Estando por isso a festa de Natal cancelada (e dizem-me que é assim uma coisa ENORME e cheia de luxos) foi necessário reajustar as comemorações da época. Havendo um departamento de RH que até funciona (pois é minha gente, para todos os descrédulos e todos os que nunca viram um técnico de RH com cérebro e boa vontade: ELES EXISTEM e eu conheço meia dúzia deles... e é engraçado pois são normais, 2 mãos, 2 pés, 2 olhos... parecem humanos e tudo:) resolveram fazer algo a baixo custo e, aproveitando o facto de haver 1001 nacionalidades na empresa pedir a empregados de toda a parte do mundo que descrevessem as tradições de Natal nos seus países.

Ora, sendo eu a única representante do Rectângulo lá me calhou a coisa. Foi engraçado rever algumas das nossas tradições, compará-las com outras e ver que, afinal, não somos assim tão diferentes. Porque pediram música, foi enternecedor ouvir falar Português pelos microfones da empresa. E de alguém natural cá da Ilha me ter dito "vou experimentar fazer coscorões neste Natal"

Parte a não repetir: como não sabia o formato em que as tradições de natal seriam partilhadas (afinal apenas preenchi um questionário) saiu-me a seguinte comentário "comida está para o Português como a cerveja para o Irlandês". Foi a minha mais modesta forma de mostrar que valorizamos a comida. Qual não foi o meu espanto que aquilo foi copy-paste num e-mail para toda a empresa (RH inteligente mas com limitações :-). Repercussões... algumas, mas todas cheias de bom humor :-)

No departamento, fizemos também um Chris Kindle, o nome dado ao nosso Amigo Secreto. Por norma, nunca acho muita piada pois nunca sei o que comprar. Mas desta vez foi muito engraçado: toda a gente adivinhou quem era o seu Chris Kindle e os presentes tiveram significado. A mim calhou-me uma irlandesa que é um cartoon vivo (eles têm normalmente muita piada).

Voltando à crise, a discussão de budget para o próximo ano... Por bate pé do chefe, o que estava previsto para formação ficou intocável. Como ele próprio referiu "se queremos ser empresa de excelência temos de agir como tal e dar condições aos trabalhadores para evoluir". Mais palavras para quê? Eu tenho as minhas autorizadas :-)

1 comments:

Anonymous said...

parece que os irlandeses são mais simpáticos do que os holandeses... ou é impressão minha?

Blogger Templates by OurBlogTemplates.com 2007