Sunday, December 14, 2008

Milão Revisitado

Tinha na memória Milão ser uma cidade...chata. Também é verdade que tinha vindo de Veneza e Florença... logo se calhar em termos comparativos fica um bocado a perder. Lembro-me, no entanto, de ter olhado para o La Scala e de ter pensado: "É isto?"!! E efectivamente fiquei com essa sensação, novamente: "Tanta azáfama por causa disto?" Ok a Callas esteve lá, etc, etc, etc, mas no limite (e no meio de tanta beleza) é um edifício vá... interessante.

Agora, o que não me lembrava é que se tinha a mesma sensação de Praga: não é preciso mapa e uma pessoa nunca sabe muito bem se ir para a direita ou esquerda pois tudo parece lindíssimo. Chegar ao Duomo tem de se ficar alguns segundos meio embasbacada. Chegar ao Duomo com iluminações de Natal é algo simplesmente divinal. Mas assim uma coisa linda, linda, linda (e até tinham assadores de castanha... claro que as castanhas são assadas em fornos eléctricos... não há cá carvão... as mãos nem sequer ficam sujas :( mas valeu para ma
tar saudades:-)

Quanto às Galleria Vittorio Emanuelle II lá continuam lindas (vejam pormenor da iluminação em baixo) e não deixa de ser engraçado encontrar ao lado da Pierre Cardin e da Hermes um McDonalds: sinal dos tempos...


E para quem não acredita na imponência das decorações de Natal, ficam uns exemplos:


Por vezes pensava que estava em Lisboa: eléctricos amarelos, pessoas que sorriem, cafés "normais" (e só quem é emigra é que entende) - tal e qual como Lisboa, onde é possível tomar o pequeno-almoço, com aquele burburinho da cidade que acorda: a sonhora que compra o pão, a criança que berra - e que me irrita solenemente mas que ali soou melhor do que a Orquestra Sinfónica - o som das chávenas a bater nos pires - sinal que há café servidos em chávenas... e das pequeninas - , marcas de lojas que me são familiar, jantares servidos fora de horas... hmmm... quase que me sentia em casa (até a língua é compreensível) e as pessoas não fogem do contacto físico... minha nossa... .

Falta dizer que o Mercado de Natal faz o da Alemanha parecer brincadeiras de crianças... enorme e com uma variedade fenomenal. Um deles dá a volta em torno de todo o Castello Sforzesco que por si só faz com que Milão mereça uma visita.

Há quem diga que uma das semelhanças que tenho com os malucos é que onde vou quero ficar... Milão não é excepção: nas passadas semanas tenho dado uma vista de olhos ao site de recrutamento da empresa e... para mal dos pecados e pelo facto de os horários das empresas (8h30-5) serem religiosamente cumpridos... começarei em Janeiro o Italiano para Principiantes (em nada a ver com o filme). Dentro de algum tempo já saberei dizer mais alguma coisita que "e vero" ou "Buongiorno Principessa" ou "bravo Alfredo" ou "una metafora".

E foi assim que me despedi da Itália:
Pronto... vou ver o Nuovo Cinema Paradiso para iniciar bem a semana :)

0 comments:

Blogger Templates by OurBlogTemplates.com 2007