Tuesday, October 10, 2006

“Deslarguem-me” que quero bater em alguém

A ida ao Consulado Português em Roterdão

Chegada: 15 horas. Tinha cerca de 4 pessoas à frente, com 3 pessoas a atender.

Chegou a minha vez por volta das 4 da tarde. Atendeu-me um xenhor lá de xima (que penso que falei com ele ao telefone, porque é pouco provável que haja duas personagens assim na mesma instituição, mas vai na volta…). Expliquei-lhe a situação que não tinha nenhum documento oficial que provasse quem eu era (isto dito assim é muito estranho), que precisava de levantar o código do cartão bancário, etc, etc…

“Mâje a menina xtá inxcrita no conxulado?”. Expliquei-lhe que não, porque era recente, patati-patata. “Ai, axim é complicado… Um BI demora xerca de 3 mejes”. Perguntei-lhe o que sugeria. Porque tinha contas para pagar, porque não tinha qualquer tipo de acesso à conta bancária.

“expere um pocaxinho que é melhor falar com a minha colega”.

Muito bem, espera de mais meia hora.

Lá entrei para uma sala onde uma senhora muito bem composta estava à minha espera.

“Ora então conte lá!" (e eu com o sangue a fervilhar mas a tentar manter o sorriso).

Lá lhe expliquei que tinha perdido a carteira, que tinha lá todos os documentos comigo, que neste momento não tinha nenhum documento oficial, mas que o BI tinha aparecido e que tinha sido enviado pela Polícia dia 27 de Setembro… (“deixe-me verificar”. Foi-me buscar uma resma de BIS completamente desorganizados (by the way, estava lá o da Paula Bobone… parece que esse ninguém o quis) e disse: “não, não chegou nada. Aconselho-a a ir à Polícia e perguntar se eles enviaram por carta registada para poderem apresentar queixa”).

Muito bem. Pergunta seguinte: “E se não aparecer? Não posso tratar já do BI?”. Resposta: “Poder, pode mas demora cerca de 2 meses… na melhor das hipóteses. Porque a média anda aí nos 3.”

Respiro fundo.

“Então e o que é que me sugere?”, perguntei eu a medo, já a pensar no “Vá de carro!”

“O melhor é pedir uma Certidão de Nascimento em Portugal, para efeito de BI, vem cá e traz também duas fotografias, enviamos para Lx um pedido para viajar que é válido por 5 dias e lá trata do BI. Leva logo a certidão daqui… é muito mais rápido”. Perguntei se a autorização para viajar era logo enviado de Lx. Resposta: “O melhor é vir por volta das 9 horas, enviamos as coisinhas logo para Lx vai dar uma voltinha por Roterdão que é bonitinho e pode ser que ao meio-dia já cá esteja. Se não, terá de voltar cá no dia seguinte”. No meio das "inhas" todas perguntei: “E não me pode enviar isso para Amesterdão ou eu preencher já o documento, enviar a certidão e depois envia as coisas no final de Out?”. “Ai, menina, isso não… tem de ter a data do dia”.

“Então e se eu preencher os impressos para fazer já o BI, enviar pela DHL ou outra companhia directamente para uma Loja do Cidadão ou para um familiar meu em Portugal e pedir um BI de urgência? Também não dá? Sabe, é que eu trabalho… ”. “Não, não, o regulamento não deixa." [pois é... o bendito REGULAMENTO]

Baixei o olhar, a tentar raciocinar e racionalizar algo que para mim não faz sentido quando olhei para um poster que publicitava o SIMPLEX… O DITO SIMPLEX. Passou-me na mente alguns filmes de Fellini ou Woody Allen, porque efectivamente só rindo. Sem reflectir, disse: “Isto é caricato”… A Senhora fechou o rosto e eu percebi que tinha metido o pé na poça: não sei se ela pensou que chamei ao sistema caricato, se a tinha chamado de caricato ou se não sabia sinónimo de caricato e pensou eu lhe tinha chamado um nome feio.

Perdida por cem, perdida por mil, resolvi arriscar:

“O que é que me aconselha a fazer? Vou ficar mais um mês sem um único documento? E se me pedem algo? O que devo responder? O Consulado não pode fazer nada por mim? Ao menos passa-me um documento a reportar esta situação? Pelo menos para ter algo, qualquer coisa?”

Encolheu os ombros e disse que não havia FORMULÁRIOS para o efeito! [pois é... FORMULÁRIOS]

E porque a paciência tem limites: “Eu estou em solo português a pedir ajuda e está-me a dizer que não pode fazer nada por mim? Que a solução é andar um mês sem documentos? Vocês que nos representam”.

Resposta da Sra: “Repare, eu nem sei quem a menina é!" Achei que não valia a pena.

“Ainda me disse: leve um desses folhetos onde estão os seus direitos. Se vai ficar por aqui tem de se inscrever para votar (e, expressão fantástica) E ISSO TUDO”.

Não me lembro se lhe respondi. Mas sei que lhe lancei o olhar Miss-Iceberg-no-polo-Norte-Sem-Efeito-de-Estufa-à-vista.

Sugestões? Aceitam-se…

1 comments:

Pedro said...

Por situacoes como a tua que nunca me inscrevi no bendito consulado portugues em Roterdao (que raio de cidade para ter um consulado... nunca ninguem me soube explicar, será devido ao porto da cidade e de haver uma comunidade portuguesa maior aí, mas sao so os estivadores os portugueses que interessam?)!

Ja estou na Holanda para 7 anos, e a unica vez que necessitei do Consulado foi numa situacao semelhante de ter ficado sem documentos. Exactamente as mesmas respostas, e foi isso em 2000!!! Há coisas que nao mudam! Mas como nao tinha alternativa tive de ir a Portugal de emergencia, arranjar um BI de emergencia, e regressar aqui... do consulado quero distancia!

Conselho: apos resolveres esta situacao, que realmente recomedo vivamente ires a Portugal para o fazer (viaja numa sexta à noite, passa la o fim de semana, e na segunda de manha pedes o BI, que se for de emergencia está pronto no mesmo dia, e vens nessa noite... acaba por ser apenas um dia perdido de trabalho! Ok, as viagens nao estao baratas, mas tens alternativa?? Claro que antes disso terás de ir novamente a roterdao para te darem o tal documento que serve de documento de viagem para quando nao tens documentos!! Claro que é um BI que fica super caro com as deslocacoes a Roterdao e a Portugal, mas digo-te que é melhor lidar com os funcionarios publicos portugueses la por terras lusas, do que estes aqui na Holanda que parece que sairam da santa terrinha, mas nao evoluiram em nada!

Ah mas o meu conselho: apos teres o BI ja na mao, para alem de umas fotocopias darem sempre algum jeito, pensa em mandar fazer o passaporte tambem, e mantem um dos dois em casa! Claro mandar fazer o passaporte em Portugal quando passares la umas ferias!!! Ou pensas perder várias tardes de trabalho em viagens para Roterdao???

Boa sorte!

Pedro

Blogger Templates by OurBlogTemplates.com 2007