Una Corda
Isto quando se é especial é-se mesmo especial...
Chucho Valdés esteve na Ilha para dois concertos, integrado no Una Corda, uma organização sem fins lucrativos que tem por objectivo a formar e equipar os reparadores de pianos cubanos. Começou de forma peculiar, pedindo a cidadãos Irlandeses que, quando fossem de férias para Cuba, dispensassem alguns kilos para o transporte de ferramentas relacionados com pianos.
De modo que, como o concerto foi "patrocinado", lá esteve o embaixador Cubano e o Ministro e Ministro da Educação Cubano, que fez o favor de discursar. Apresentado o projecto em versão curta (o documentário completo, chama-se "88 Strings Attached" e penso que ainda não está lançado), com ironia, já que a banda sonora é do Cigala, espanhol, mas ok, o Bebo Valdés ao piano... 50% cubano.
O concerto em si foi... curtinho, curtinho :( mesmo assim ainda deu para um incrível Besame Mucho misturado com a nokia song (foi a primeira vez que ouvi em piano)... uma delícia.
Ah... já para não falar que tive a possibilidade de falar com ele. Nada de assim muito especial... o corriqueiro, "está frio", "donde és?"... "ah, Portugal vou lá tocar" (no melhor festival de Verão de semppre, diga-se de passagem) até porque os neurónios (os meus) demoraram um bocado a passar da fase ESTOU A FALAR COM CHUCHO VALDÉS até ter balbuciar algo sem interesse...
Enquanto o documentário não sai... podem apreciar o reencontro de Chucho e Bebo Valdes (filho e pai) que não se falavam há anos no youtube
0 comments:
Post a Comment