Thursday, May 14, 2009

Meio abananada…

A conversa seguia animada: Eleições Europeias… Alguém havia perguntado se iria a casa única e exclusivamente para votar. Ao que respondi que fiz coincidir a ida a Portugal com o fim-de-semana das Eleições, por isso, de certa forma, sim.
Uma das miúdas (que enfim, não é miúda, pois já chegou aos 30) disse que não entendia as eleições. Como assim? Perguntei eu. Entrentanto um dos que estava na mesa explicou-me que os irlandeses vão votar, na mesma altura, para o PE e para as autoridades locais. Sim, é isso que não compreendo… Não compreendo essas eleições.
Quais essas eleições: uma é para o poder local a outra para o PE? Duas coisas distintas…
disse eu, meio baralhada.
Pois, e qual é a diferença?, perguntou ela.
Eu juro que pensei que ela estivesse a brincar… Mas na altura, o irlandês começou a explicar-lhe, o que, segundo me lembro, aprende-se na escola Primária. Eu tentei fazer a minha cara de normalidade. Ela ainda disse: Então é a mesma coisa que votar para Dublin? La lhe explicaram novamente que isso era votar para o Governo Central, diferente das eleições regionais.
Entretanto, uma outra irlandesa meteu-se e fez a seguinte pergunta: E como é que eu sei?". "Como é que sabes o quê?", perguntei eu. "como é que eu sei o que é uma e o que é outra?". Simultaneamente a primeira irlandesa pergunta: "e como é que tu sabes em quem votar?" Respondi-lhe, meio incrédula que, por norma, cada partido político tem um programa eleitoral ou um manifesto com a descrição do plano para os anos seguintes. Reposta da menina, com expressão de desapontamento "então tem de se ler?".
Eu juro que isto aconteceu… e dizem que vocês "ah e tal é uma ignorante que mal sabe ler ou escrever…" Pois ambas as meninas tem licenciatura em Economia/Gestão e mestrado em Sistemas de Informação…
Ah, pois é!...

3 comments:

Nuno said...

O que mais me choca é que tendo 30 anos já não possa ser considerado "miudo"...

Espero que estejas fixe! Beijos catalães!
Nuno

Com Um Brilhozinho Nos Olhos said...

:-)
No sentido mais estrito da palavra. Chegado aos 30 já não dá para utilizar a desculpa de "ah e tal recém-licenciada, deixa-a ganahar alguma experiência". Se bem que, o que descutíamos era do nível da escola primária!

...verdade seja dita… quando se referirem a ti ja não dizem "na casa dos vinte e tal"… já é "trinta e poucos"… Quanto te queixares com dores já não vão dizer "mazelas dos desporto", mas "isto dos trinta" :-)

Agora... o que intriga (e que pode ser caso de análise): beijos Catalães" ou "beijos da Catalunha"?!...

Nuno said...

Como sempre, perspicaz como poucos. Tens razão, a tua fórmula é a que se deverá considerar correctamente aplicada...
Parabéns pela escrita e obrigado pelo blog, assim posso saber de ti!
Espero que estejas bem. Aqui esta semana foi a dos "reajustes"...
Beijos,
Nuno

Blogger Templates by OurBlogTemplates.com 2007